Postagens populares

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Quando a ciência vence a ignorância e a má-fé

As células-troncos são antes de mais nada: VIDA. Esta é a verdade dos fatos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vota permissão para pesquisas com célula-tronco. Ainda que com placar apertado, é a vitória da ciência sobre a ignorância e a má-fe. {O Supremo Tribunal Federal ser o porta-voz desta ampla oportunidade que se abre para a vida também deveria ser foco do debate. No entanto, não o é, porque há outras hipocrisias a se vencer}. A partir de agora, milhares de pessoas poderão voltar a ter dignidade em suas vidas com o progresso das pesquisas com célula-tronco. A Igreja, principal inimiga das pesquisas, justifica sua posição com a sempre questionável e vaga idéia de defesa da vida humana. (A mesma defesa que é contra o aborto apenas para as mulheres trabalhadoras, pois, as burguesas o fazem nas boas clínicas particulares) O argumento vale para a toda a Humanidade mas não vale para os grandes pontífices e pastores que, quando em perigo, fazem uso das técnicas mais avançadas da medicina, às quais apenas um clube seleto de pessoas na face da Terra tem direito, e não somos nós trabalhadores - rara exceção, mas sim a burguesia e o seu clero.
Os incrédulos da ciência deveriam também renegar a tecnologia da qual fazem amplo uso. Por que, então, não defendem que: O avião deveria ser destruído pois serve para atingir inúmeras cidades repletas de vida quando despeja bombas de qualquer tipo sobre as cabeças indefesas. Também deveríamos banir a TV que exorbita nas imagens inúteis da demonstração de violência, impregnando toda a sociedade com a ideologia da brutalidade e do consumismo. Um filme que vale a pena assistir, a propósito, é o espanhol Tesis (No Brasil, com o título de: Morte ao vivo de Alejandro Amenabar).
Acabar com os navios pois deram margens aos submarinos que acabaram sendo utilizados para destruir vidas em outros navios e submarinos.
A lista é imensa e poderíamos prosseguir também pela indústria farmacêutica e alimentícia (falemos dos transgênicos, aparentemente esquecidos, uma contradição em época de também aparente escassez de alimentos) com sua incontáveis pérolas, mas a explicação parece suficiente.
Apenas aqui, há milhares e talvez milhões de pessoas que possam ser beneficiadas com a possibilidade das pesquisas avançarem. E se avançarem poderemos relacionar avanços dos pesquisadores daqui com os do exterior.
Há muito, a Igreja nem deveria se meter em assuntos de Estado. O Estado é laico. E não deve satisfação à Igreja. Nos libertamos da Idade Média - para o bem e para o mal. Somos livres, mesmo que somente para vender nossa força de trabalho, e querer que a Humanidade avance ainda que de maneira desigual.
O que estes senhores falsos defensores da vida não dizem uma palavra é sobre o que produz uma boa parte dos problemas que a pesquisa com as células-tronco pode ajudar a resolver. Nada dizem contra o modo de produção capitalista. Nada dizem contra a exploração. Nada dizem contra a política de George Bush. Ao contário, conferem-lhe legitimidade.
Talvez no Brasil, nós ainda tenhamos que viver a nossa Idade Moderna. Que sorte se ela estiver começando... será o nosso Renascimento.

Abraços

Gislene Bosnich

23 comentários:

Anônimo disse...

Gi.

Finalmente pude olhar, visitar e me deliciar com seu blog mais atentamente. Trabalho de esmero, de conteúdo, sua cara!!! LI o texto sobre células tronco e sobre as crianças chatas. Adorei As fotos, são belissímas e a estética é leve, clara, quase não parece um blog, mas um convite a leitura.
Nossos amados alunos terão o incentivo ao acesso sempre. TERÃO mesmo, de alguma forma, farei que eles entendam a proposta. Por BEM ou por MAL (brincadeira), mas farei um grande esforço para que eles possam perceber que este espaço, também pode ser um espaço de expressão deles. O que não podemos é desistir. São passos de formiga, mas com vontade!
Bjs
Gi (Riva)

Anônimo disse...

eu achei muito interessanter,e muito legal

Anônimo disse...

Eu sou Alex
achei texto interessante e gostei da lista de lugares que são bons para visitar

Anônimo disse...

eu sou o carlos da 7C e o texto da celulas tromco é bem legal e gostei mAs da frase células-troncos são antes de mais nada: VIDA. Esta é a verdade dos fatos.

Anônimo disse...

oi professora adorei tudo do que tava escrito sobre célula-tronco. Ainda que com placar apertado, é a vitória da ciência sobre a ignorância e a má-fe.e tanbem adorei a pesquisa sobre a céluta-tronco e o bom é que tanbem ajuda as pessoas
o meu nome é jéssica da 7C

Anônimo disse...

Somos Wanessa e Rebeca da 7c
Lemos seu texto e achamos muito interessante pois fala sobre células troncos e a importancia sobre a votação que está sendo muito discutida,pois a igreja é a principal inimiga dessa votação.

Anônimo disse...

muito legal sobre o testo que você fez da célula tronco, que é errado a igrejas ser contra a célula tronco.
e uma coisa muito importamte para nossa humanidade,se nos alunos da 7ºC podemos ajudar com alguma coisa conte com a gente.


pauliana e dayana!!!

Anônimo disse...

eu achei errado mecher com as celulas,porque elas tem vida

Anônimo disse...

muito legal professora eu adorei eu tanbem concordo com vc as celúla tronco podem salvar o munto nome: carlos nome: marcos série 7c.

Anônimo disse...

professora eu adorei eu tanbem concordo com vc as celúlas tronco podem salvar o mundo quato o emvolvimento da angreja eu acho um erro eu que quem deveria desigir se poderia comtinua
nome:Washingtonde oliveira A.J. série 7C.

Anônimo disse...

Oi,meu nome é Fernanda e sou da 7c e gostei muito do seu blog porque ele encina muitas coisas enteressantes,sobre o assunto das células trocos eu achei muito emportante falar sobre este assunto e gostei de ler.

Anônimo disse...

Leidyene 7ªB

Parabéns Profª!
o blog ta legal.
em relação ao texto achei interesante.

=D

Anônimo disse...

Oi Gi adorei seu texto sobre as células tronco seu comentario foi muito legal parabéns pelo excelente trabalho. abraços... MICHAEL 7ªserie B

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante que mostra bem a realidade o texto abre a nossa mente para vermos o que é certo realmete mas me pergunto se isto faria bem as pessoas de todas as classes? o ideal é que fosse aprovada e colocada em hospitais publicos para que vidas mas vidas fossem salvas

Thatyane Costa obrigado!!!

Anônimo disse...

Oi, professora Gi.♥
Gostei muito do seu texto, é muito interessante gostei mais quando o texto diz que a igreja é a "principal defesa da vida humana", mas A mesma defesa que é contra o aborto apenas para as mulheres trabalhadoras e que não aprova as pesquisas com as células-troncos, acho que ela é uma falsa defesa.
Meus parabéns as fotos estão muito bonitas.



bjoos

Anônimo disse...

Eu sou Edson da 7ªB

Eu acheio texto muito interesante e é bom para se trabalhar com ele.
E a minha opnião sobre celula-tronca é que é muito bom eles terem autorizado para as pessoas que nessecitam dela.

Anônimo disse...

Oi
professora meu nome é Bruno e minha amiga Camila da 7ªB
o texto é muito interessante e legal.
As células-tronco são antes de mais nada.VIDA.Ela veio para ajudar a todos que nessecitam de uma vida melhor!
O site tem muitas coisas interessantes,e é legal ficar por dentro do assunto gostaria de saber mais do assunto e vou sempre estar entrando no site.
tchau tchau.

Anônimo disse...

Oi professora eu adorei o blog, o texto se retrata sobre células tronco eu achei muito interessante eu sou super a favor de usarem essas células para salvar vidas...

Jessica 7ªB

Anônimo disse...

oi professora Gi♥.
gostei muito do seu texto que diz que a igreja é contra as pesquisas com as células-troncos.
As fotos estão muito bonitas.

bjooos

Anônimo disse...

gostaria de dizer que eu acho compltamente errado a atitude da Igreja ao questionar cotráriamente a pesquisa com células-tronco alegando defesa da vida humana mais assim será que a Igreja não percebe que com essas descobertas de células-tronco ajudará à humanidade a se recuperar de doenças que em alguns anos atras poderiam não ter cura então acho que a Igreja deveria pensar no assunto este é meu comentário.Ass.Jefferson e Murilo

Anônimo disse...

Gi..
Achei muito legal e interessante o texto.
Acho sim que a células tronco seja util para salvar vidas de pessoas que nessecitam.

beijos.Gabriela 7ªb

Anônimo disse...

A o test0 e interesante e pra mim e não sei para as outras pessoas
por que pode agudar milhoes de pessoas no mundo acredito que sim e salve as pessoas ...
eu sou Adonis da série 7ºb

Anônimo disse...

Oi professora eu Gislene...
pra mim esse negocio de celula tronco pra mim é nada e eu acredito que cura mas não tanto do que falan e iso é tudo eu Ðenis achei legal o blog e os testos xau xau
meu nome é Ðenis 7ºB

Contra a barbárie

Público-alvo: adolescentes
Motivar, impulsionar, levar à reflexão, levar à transformação consciente, coletivo sem anular o indivíduo.
O blog está disposto da seguinte maneira. Na coluna à esquerda estão disponíveis textos gerais, alinhados por série.
Também há slides de fotos de espaços culturais registradas por mim e sites sobre educação e saúde.
Já na coluna central estão as postagens. Postagens são mensagens que escrevo e envio sobre algum assunto atual e não necessariamente relacionado ao que estamos estudando. Todas as postagens podem ser comentadas, basta clicar em comentários. Aí você escreve sua opinião.
As postagens antigas estão alinhadas na coluna da esquerda. Por exemplo, o blog começou dia 30 de abril de 2008. Basta ir até arquivo do blog e procurar o mês e a data.
Voltando... na coluna central também há vários links que informam sobre possibilidade de consulta para estudo. São sites idôneos de entidades, em geral, públicas ou reconhecidas pela seriedade. Também há outro conjunto de links que agrupam espaço culturais.
Para os professores, o site dispõe de um link (sala dos professores) com textos sobre educação veiculados na mídia eletrônica, e também um canal de contato; o e-mail: contraabarbarie@gmail.com

Gislene Bosnich

Joe Sacco: o quadrinista com veia de historiador

(Restrito aos estudantes da EMEF Jackson de Figueiredo. Qual a programação de TV a que você assiste? (clique em apenas uma alternativa)

Simpsons - Bart e o Transtorno do Déficit de Atenção

Enquanto é possível... aproveite a vida.

A verdadeira história da bulímina e da anorexia

Gruipe Suína - Animação instrutiva

Melhores imagens (Destinado aos alunos)

Se você gosta de fotografar a cidade de São Paulo, envie sua foto para contraabarbarie@gmail.com ; ela pode figurar no blog.
Não valem imagens de pessoas com close no rosto. Mas se for multidão, tudo bem. A idéia é divulgar a cidade e uma forma diferenciada de enxergá-la. Procure inovar os ângulos de ver São Paulo.
Participe!
Gislene Bosnich

Concurso para os alunos

Concurso para os alunos
Qual o nome desta famosa praça? E qual famoso episódio teve início nela? (envie um e-mail contendo a resposta para contraabarbarie@blogspot.com)

Seguidores

O Analfabeto Político - Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, a criança abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.
Nada é impossível de Mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.
Privatizado. Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence.

Uma chance à Humanidade

Ser trabalhador nunca foi fácil. Ser mulher trabalhadora então ainda é mais complicado.
Este blog é uma maneira de não desistir de procurar formar trabalhadores críticos e que vão buscar transformar este mundo numa sociedade sem classes, sem exploração em que cada ser humano possa desempenhar o que desejar sem que isso signifique um crime.
Gislene Bosnich